sábado, 8 de junho de 2013

O que é a Ku Klux Klan?



A Ku Klux Klan (KKK) é uma organização racista que nasceu em 1866, no Tennessee, como um clube social que reunia veteranos confederados, ou seja, soldados que haviam lutado pelos estados do Sul, o lado derrotado, na Guerra Civil Americana (1861-1865). 

As duas palavras iniciais do nome da organização, "Ku Klux", vêm da palavra grega kyklos, que significa "círculo". Já o termo "Klan" teria sido acrescentado para dar melhor sonoridade à expressão, além de fazer uma referência aos velhos clãs, grupos familiares tradicionais.

A KKK era uma entidade de resistência à política liberal imposta pelos estados do Norte após a Guerra Civil, que assegurava, entre outras coisas, que a abolição da escravatura fosse mesmo cumprida. O grupo promovia atos de violência e intimidação contra os negros libertados. Seus militantes adotaram capuzes brancos e roupões fantasmagóricos para esconder a identidade e assustar as vítimas. A partir de 1870, o governo americano decidiu enfrentar a organização e, em 1882, a Suprema Corte do país declarou inconstitucional a existência da KKK.

Todavia, a KKK renasceu em 1915, no estado da Geórgia, adicionando perseguição não só dos negros, mas dos imigrantes, dos católicos e judeus. Uma cruz em chamas se tornou o símbolo da nova organização, que chegou a ter 4 milhões de membros.

Após a Grande Depressão dos anos 30, o grupo perdeu força, apesar de ter voltado à ativa na década de 60, durante os movimentos pelos direitos civis, que defendiam a igualdade racial nos Estados Unidos.

No fim dos anos 70, grupos anti-Klan deram o golpe final na organização ao atingir o bolso dos líderes racistas, exigindo nos tribunais grandes indenizações para vítimas de seus atos violentos. Embora a Ku Klux Klan ainda exista, sua força hoje é pequena. (post elaborado por Igor Azeredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário